quinta-feira, 15 de maio de 2008


Divaldo Pereira Franco



Divaldo Pereira Franco nasceu em cinco de maio de 1927, na cidade de Feira de Santana, Bahia, e desde a infância se comunica com os espíritos. Cursou a Escola Normal Rural de Feira de Santana, recebendo o diploma de professor primário, em 1943. Trabalhou como escriturário no antigo IPASE, Salvador. Aposentando-se em 1980. Dos seus oitenta anos, sessenta foram devotados à causa Espírita e às crianças excluídas, das periferias de sua Salvador. Divaldo recebeu mais de 700 homenagens, de instituições culturais, sociais, religiosas, políticas e governamentais.


Reconhecido como um dos maiores médiuns e oradores espíritas da atualidade. Fundou juntamente com seu fiel amigo Nilson de Souza Pereira, O Centro Espírita Caminho da Redenção e a Mansão do Caminho, que atendem a toda a comunidade do bairro de Pau da Lima, em Salvador, beneficiando milhares de doentes e necessitados. Um verdadeiro apóstolo do Espiritismo.


Como médium, publicou 202 livros com mais de 8 milhões de exemplares, onde se apresentam 211 Autores Espirituais, muitos deles ocupando lugar de destaque na literatura, no pensamento e na religiosidade universais. Dessas obras, houve 92 versões para 16 idiomas (alemão, albanês, catalão, espanhol, esperanto, francês, holandês, húngaro, inglês, italiano, norueguês, polonês, tcheco, turco, russo, sueco e sistema Braille). A renda proveniente dessas obras foram doadas para o Cartório, à Mansão do Caminho e outras entidades filantrópicas.


Fundou em 1952, A Mansão do Caminho instituição que acolheu e educou crianças sob o regime de Lares Substitutos. Em 20 Casas Lares, educou mais de 600 filhos, hoje emancipados, a maioria com família constituída.


Hoje, a Mansão do Caminho é um admirável complexo educacional com 83.000 m2 e 50 edificações que atende a três mil crianças e jovens de famílias de baixa renda dos bairros periféricos mais carentes de Salvador.

Nenhum comentário: