terça-feira, 20 de maio de 2008

O Codificador do Espiritismo: Allan Kardec

Allan Kardec (1804-1869)

O espiritismo surgiu devido a eventos estranhos no Estados Unidos, com as irmãs Fox, juntamente com as “mesas girantes” na Europa. Esses eventos chamaram a atenção do pensador francês Léon Hippolyte Denizard Rivail (1804-1869), mas conhecido por seu pseudônimo, Allan Kardec. A partir disso, Kardec começou a procurar explicações de forma lógica e racional para conseguir entender tais eventos, tidos como sobrenatural ou sem explicação sensata.

Allan Kardec foi o codificador da doutrina espírita, inicialmente influenciado por Pestalozzi, dedicou-se ao estudo e à sistematização desses fenômenos e mensagens em que supostamente interferiam os espíritos dos mortos, na qual extraiu bases filosóficas, científicas e religiosas da nova doutrina. Seus estudos deram seqüência à publicação de seus livros como “O Livro dos Espíritos” (1857), que teve grande repercussão. Ele fundou “Réveu Spirite” (1858) para divulgar a doutrina, desenvolveu intensa atividade proselitista e criou a Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas (1858). Publicou também “O Livro dos Médiuns” (1861), sobre a prática do espiritismo, “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, “O céu e o Inferno”, “A Gênese”, “Os milagres e as Predições Segundo o Espiritismo” e “Testamento Filosófico”.

Enfim, Allan Kardec foi o marco inicial do espiritismo, ou seja, ele foi uma pessoa muito importante para que a doutrina espírita se desenvolvesse até os dias de hoje.



* Atividade proselitista: indivíduo convertido a uma doutrina.

* Espiritismo, também denominado de Doutrina Espírita.

* João Pestalozzi nasceu em Zurique, Suíça, em 1746 e faleceu em 1827. Exerceu grande influência no pensamento educacional e foi um grande adepto da educação pública.

* O pseudônimo "Allan Kardec", segundo biografias, foi adotado pelo Prof. Rivail a fim de diferenciar a Codificação Espírita dos seus trabalhos pedagógicos anteriores.

Nenhum comentário: